Oradores

Durante o evento haverá uma série de talks e outros tipos de atividades em que podes participar.

Artur Leão

Nascido e criado na bela cidade do Porto, Artur Leao é um apaixonado por tecnologia. Trabalhou nas mais diversas áreas, tais como, ArchViz, Publicidade e Videojogos em empresas como Pixomondo, CCP Games e Ubisoft. É também um utilizador assíduo de fóruns e redes sociais relacionados com as áreas em que trabalha. Recentemente voltou para Portugal onde fundou a You can do it! VFX, um estúdio multifacetado que pretende dar cartas no panorama nacional e internacional. Atualmente ocupa também o cargo de Coordenador do curso de Videojogos na Restart Porto e é CTO da empresa de videojogos LampWave Studio.




Filipa Oliveira

Licenciada em Psicologia Organizacional pela Universidade Lusíada e doutoranda em Organizações pela Universidade de Cádiz. Tem um percurso de vários anos nas áreas de Marketing, Comunicação, Eventos e Criatividade. Passou por importantes agências como a Realizar, onde geriu vários projetos e organizou diversos eventos nacionais e internacionais. Antes de assumir a direção da Restart, trabalhou ainda na Sonae.




Ivan Barroso

Ivan Barroso nasceu em Lisboa em 1980. Licenciado em Artes e Multimédia trabalha na indústria dos videojogos desde 2006. É actualmente editor da revista PUSHSTART, historiador de videojogos, coordenador do curso HND Animação e Videojogos (ETIC, Lisboa), e cronista do jornal Público. É igualmente autor do livro “História dos Videojogos – A génese da indústria”, tendo também participado no livro “Service Games: The rise and fall of Sega”. Actualmente está a acabar o seu terceiro projecto, "(R)evolução Interactiva – Enciclopédia visual de computadores, jogos electrónicos, consolas domésticas e portáteis".




Miguel Marques

Miguel Marques é Licenciado em Design de Comunicação pela ESAD e Mestre em Multimédia pela FEUP (Som nos Videojogos). Tem trabalhado em múltiplas áreas da Multimédia, desde Motion Graphics a Cenografia Virtual. Participa desde 2015 em game jams, eventos onde ganhou vários primeiros prémios. Trabalha e reside na cidade do Porto. Diverte-se a conceber videojogos nos seus tempos livres com a sua equipa.




Nuno Gonçalinho

CEO da FABAMAQ. Nuno Gonçalinho é Mestre em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde pequeno que mostrou habilidade para lidar com as oscilações do mercado da bolsa e foi por isso que viajou para a Califórnia com o objetivo de aprofundar o seu conhecimento nesta área dos capital markets. Em 2010, dotado de uma visão estratégica aguçada, assume as rédeas de uma das empresas mais promissoras de tecnologia da cidade do Porto - a FABAMAQ. A sua resiliência e mindset orientado a pessoas, tornam-no mestre na gestão de uma equipa, com agora mais de 100 colaboradores e que não pára de dar cartas em salas de jogo por esse mundo fora. Entusiasta pela cultura Gamer, é um ávido jogador que conta com alguns títulos na sua lista de palmarés e durante o Verão podem-no encontrar na praia a espalhar a sua magia nas redes de voleibol.




Ricardo Queirós

Ricardo é Doutorado em Ciência de Computadores pela FCUP e é Professor Adjunto na ESMAD do P.PORTO. É Coordenador do TeSP em Design de Jogos e Animação Digital e leciona atualmente disciplinas focadas no desenvolvimento Web, Mobile e de Jogos. É co-autor do livro “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android” editado pela FCA. É igualmente autor de vários livros de desenvolvimento para Android e de mais de uma centena de publicações científicas na área da interoperabilidade de sistemas, aprendizagem de programação de computadores e gamificação. É também investigador no CRACS do INESC TEC onde faz parte da equipa de desenvolvimento do Enki, um IDE gamificado para aprender a programar e que é alimentado pelo Mooshak (um sistema para gerir concursos de programação online frequentemente usado nas competições IEEEXtreme). Faz parte do júri do IEEEmadC, um concurso internacional para o desenvolvimento de aplicações móveis.




Ricardo Valente

Ricardo Valente nasceu em Matosinhos a 10 de maio de 1968. É atualmente Gestor de Empresas e Docente Universitário na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (desde 1996) e na Porto Business School (desde 2001). Frequentou o ensino básico em Angola, Portugal e Brasil e o ensino preparatório e secundário em Portugal. Licenciou-se em Economia, em 1992, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Tem um MBA (Master in Business Administration) pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa (1996) e é Mestre em Finanças, também pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa (2000). Para além da atividade docente exerceu, desde 1992, a sua atividade profissional na área financeira. Foi fundador da primeira empresa em Portugal vocacionada para a consultoria na área de instrumentos derivados e gestão de risco, foi diretor de uma Sociedade Corretora, administrador de uma das primeiras corretoras online em Portugal, CEO de uma Sociedade de Gestão de Patrimónios e posteriormente administrador na área da Banca de Investimentos. É autor e co-autor de livros na área da gestão do risco, sendo vencedor ex-aequo do Prémio “Mercado de Capitais 93” instituído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (APDMC). Ricardo Valente é Vereador Independente pela lista do Porto Forte à Câmara Municipal do Porto, tendo tomado posse como Vereador sem Pelouro a 22 de outubro de 2013.

– Divisão Municipal de Desenvolvimento Económico e Atração de Investimento;
– Gabinete InvestPorto.




Rui Pena

É um geek apaixonado por jogos e pela sua engenharia desde o primeiro contacto com este mundo, em meados dos anos 80, por intermédio de um Commodore Amiga 500. Foi esta paixão pelo mundo dos jogos que o levou à FEUP, onde se formou em Engenharia Electrónica e, mais tarde, a ser um dos membros fundadores da FMQ, onde é responsável por toda a área de desenvolvimento do software.




Tiago Moreira

Tiago Moreira nasceu em Santa Maria da Feira em 1988. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores e Mestre em Telecomunicações, é um apaixonado por tudo o que lhe é agradável ao olhar. Tem trabalhado em diversas áreas de front-end, desde o Desenvolvimento Web, Mobile e Jogos, assim como o Web Design e Design Gráfico. Estar atento às redes sociais e fóruns de desenvolvimento, é a forma como consegue acompanhar as constantes mutações da Web. Trabalha actualmente na FMQ, na área de desenvolvimento UI e jogos online, por isso a web esteve sempre presente durante todo o seu percurso profissional.




Tomás Andresen

Tomás Andresen é licenciado em Engenharia Multimédia, mestre do duplo salto, praticante de headshots e Product Owner na Product User Experience Team da FMQ. Joga tudo o que pode, sempre na procura da feature perfeita.




Actividades



Nuno Terroia

Nuno Terroia é Mestre de Artes Marciais Chinesas, 6º Duan da modalidade de Kempo Sport. Ao longo do tempo, participou em diferentes competições nacionais e internacionais conseguindo alcançar diferentes conquistas. Sagrou-se 11 vezes Campeão Nacional (Combate), conquistou e destacou-se com o título de Campeão do Mundo de Kung Fu Tradicional, no ano de 2000/2001 na modalidade de combate. Paralelamente a estes títulos, é médico de Medicina Tradicional Chinesa, com uma experiência de 11 anos de prática clínica na área de Acupunctura e Fitóterapia.




José Salta

José Salta é um profissional de saúde licenciado na área da Educação Física e o Treino Personalizado é o principal foco da sua actividade profissional. Em paralelo com a sua actividade profissional é colaborador freelancer na Fabamaq, ajudando na realização de teambuildings da empresa.

Horário

Verifica o horário do evento para não perderes nada!
(Sujeito a alterações)

Hora Tema Orador
Sexta-feira
18:00 Início do check-in
19:00 Cerimónia de abertura
19:15 Ivan Barroso
19:45 Ricardo Valente
20:00 Revelação do tema Nuno Gonçalinho
20:30 Abertura da Sunset Party / Discussão do tema
23:00 Início da Game Jam
Sábado
10:00 Ginástica laboral
11:00 "The Gamejam Cookbook" Rui Pena
12:00 "Um percurso de aprendizagem com Game Jams" Miguel Marques
13:00 Serviço de catering
14:30 Apresentação da Restart Filipa Oliveira
15:00 "Unity - Not just for games" Artur Leão
16:00 "Game Backend Services: Engage and Socialize Players" Ricardo Queiroś
17:00 "Responsive Game Design" Tiago Moreira
18:00 "Behaviorismo - O Condicionamento Operante nos Jogos" Tomás Andresen
19:00 Tai Chi
19:30 Serviço de catering
Domingo
11:00 Serviço de catering
12:00 Limite de entrega dos jogos
17:00 Cerimónia de encerramento
18:00 Anúncio do vencedor
19:00 Entrega de prémios
20:00 Despedida

Contacta-nos

Queres esclarecer alguma dúvida? Propôr alguma actividade? Envia um email para marketing@fabamaq.com, temos uma equipa pronta a comunicar contigo.